quinta-feira, 26 de julho de 2012

Oficina de Lingua Portuguesa










Eventos




Noite Cultural


Biografia Irmã Carmem Cronenbold


FILHA DE: Carlos Cronenbold e Conceição Cronenbold.
NASCEU EM: 29 de Agosto de 1928, em Guajará Mirim na Bolívia.
Batizada e Crismada em Ribeiralta Bolívia.

Entrou para a Congregação das filhas de Maria Auxiliadora (FMA), tornando-se aspirante em 1946, recebeu a medalha de postulante em 02 de Julho de 1946, foi nomeada noviça em 06 de Janeiro de 1947, onde fez seu 1º voto em 06 de Janeiro de 1949 e seus votos perpétuos em 06 de Janeiro de 1955, passando a se chamar Irmã Maria Carmem Cronenbold.
Chegou a Humaitá em 1972, para trabalhar no Patronato Maria Auxiliadora. Graduada em Matemática, passou a ministrar a referida disciplina.
Foi transferida para Manaus em 1978 para trabalhar no Patronato Santa Terezinha, onde permaneceu até o ano de 1995. Visto que, neste mesmo ano já aposentada, manifestou-se a sua superiora o desejo de retornar para Humaitá.
Retornou a Humaitá em 1995 para trabalhar como assistente do Patronato Maria Auxiliadora, em 22 de Maio de 1995. Em Assembléia, foi eleita Delegada da Associação União de Ex-alunos Salesianos de Humaitá, onde conduziu essa entidade a encontros e conferências nacionais.
Fundou nesse período catequeses nas localidades ribeirinhas, como: paraíso, paraíso grande, goiabal e mirarí. Na área urbana através da associação de ex-alunos, fundou o bairro de São Sebastião e o grupo da melhor idade (3ª idade), onde fazia questão de participar de todas as atividades desenvolvidas em função dos idosos.
No Bairro do Divino Pranto juntamente com o grupo de Legião de Maria, desempenhou uma função catequética e ao mesmo tempo administrativa.
Irmã Carmem, além de educadora, desempenhava um grande papel social na nossa cidade, o de conselheira das Famílias de Humaitá, pois quando percebia que algo estranho acontecia com uma família que a conhecia, lá estava ela presente para emprestar seus ouvidos e doar suas palavras sábias de vida.
Irmã Carmem faleceu na quarta-feira do dia 03/03/2010, aos 82 anos de idade, onde se encontrava na casa de repouso das filhas de Maria em Manaus. Seu corpo foi sepultado em Humaitá no dia 05/03//2010. Uma de suas ultimas palavras foi Força e Amor !!!. E assim seguiu em paz deixando muitas saudades de todos os seus amigos.